quinta-feira, 21 de abril de 2011

Perseguição Política?

Como prometido anteriormente pelo Gov. Ricardo Coutinho, o estado nomeou os primeiros concursados da Polícia Civil da Paraiba. Aproximadamente 150 novos policiais civis estarão nas ruas nos próximos dias, entre eles Delegados, Agentes, Escrivães e Peritos. A nomeação saiu no Diário Oficial do dia 21 de abril, dia do Policial Civil.

Até ai vai tudo bem, se não fosse algumas análises feitas na divisão dos nomeados e suas regionais. Falava-se que iria dar prioridade ao interior. Depois, falava-se que iria dar prioridade às grandes cidades. Olhando pelos dois lados, percebe-se que a Regional de Campina Grande, conhecida como 2ª Regional, se encaixa nos dois argumentos: tanto faz parte do interior do estado, como faz parte das grandes cidades, já que Campina é a 2ª maior cidade do estado.

Mas os números mostram que a Rainha da Borborema não foi contemplada como merecia ou como deveria. No final deste 1/3 de nomeados, já que aproximadamente 450 fizeram o curso de formação, apenas 11 novos policiais irão compor os quadros da polícia nas delegacias (1 Delegado, 5 Escrivães, 5 Agentes). Número bem abaixo de outras regionais, como por exemplo, Patos, que só agente foram 10 nomeados.

Percebe-se que a grande contemplada com esta divisão foi JP, que "abocanhou" 46 policiais para as Delegacias, sem contarmos com os policiais da Polícia Científica. Até mesmoa regional de Itabaiana, não desmerecendo aquela cidade, teve mais policiais nomeados, 12 ao todo.

Se o governo queria contemplar as cidades do interior, esqueceu de Campina. Se queria contemplar as grandes cidades, esqueceu de Campina. Se queria dar uma proporcionalidade ao número de vagas no edital, esqueceu de Campina. Já está na hora de olhar para Campina com os olhos que ela merece e não só na hora dos votos.

Apesar da Capital ter apenas 2 delegacias a mais do que Campina Grande, veja a diferença das nomeações entre as duas:

Delegados: 3 para JP, 1 para CG
Agentes: 16 para JP, 5 para CG
Escrivães: 27 para JP, 5 para CG

Ricardo precisa deixar de ser prefeito de JP para ser governador de toda Paraíba.

Um comentário:

Unknown disse...

Além de toda essa análise do texto acima, ainda mais ênfase dá o fato de, entre 40 vagas na Metropolitana, 27 preenchidas (67,5%), enquanto que na 2ª Regional, de 38 vagas, apenas 5 preenchidas (13,15%), tudo considerando o cargo de escrivão de polícia.