As partes que compõem um currículo
Todas as partes necessárias para fazer um curriculum estão dispostas nos modelos com conteúdo de exemplo. Você deve substituir com seus dados as informações fictícias que estão no modelo. As instruções detalhadas de como modificar nosso exemplo de curriculum estão abaixo:
* Nome completo. Você deve iniciar seu currículo com seu nome completo, em negrito.
* Dados de contato. Devem entrar agora dados como endereço, idade, telefones, e-mail e estado civil.
* Objetivo. Coloque o cargo e a área pretendida, de forma clara e simples. De preferência em uma única linha.
* Qualificações. Abrange atividades, experiências profissionais e tempo no mercado. Relate suas realizações como implantação de sistemas, programas e projetos, aumento na produção e no lucro, etc. Enfatize as experiências relacionadas à função pretendida e evidencie os resultados.
* Experiência Profissional. Relacione as empresas nas quais trabalhou começando da última para a primeira. Aqui são importantes o nome da empresa, datas de entrada e saída, cargo, tempo de trabalho, atividades, os resultados alcançados. Serviços temporários devem ser citados, deixando clara essa temporariedade. Os profissionais veteranos devem resumir as empresas em que trabalharam, evidencie as últimas organizações em que trabalhou.
* Formação Acadêmica. Pode vir logo abaixo do objetivo, quando a formação acadêmica representar um grande diferencial. Neste item estão o curso, nome da instituição e ano de conclusão. As informações devem estar de forma decrescente, do último curso para o primeiro.
* Idiomas. Indique o idioma, colocando ao lado seu grau de conhecimento: básico, intermediário e fluente. O inglês é fundamental para a maioria dos cargos, principalmente nos níveis gerenciais. Ao mencioná-lo, provavelmente você passará por um teste prático.
* Informática. Saber usar computadores e softwares é fundamental hoje em dia. Liste os programas que você domina.
* Cursos Complementares. Mencione os cursos que condizem com o seu objetivo em ordem decrescente de data. Coloque o nome do curso, a instituição, ano e duração. Não mencione cursos que não tenham a ver com sua área, desde que cite como eles contribuíram para seu desenvolvimento. Um bom exemplo é do curso de teatro que ajuda a perder o medo e a inibição de falar em público e em reuniões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário