terça-feira, 27 de setembro de 2011

O que vale mais: a vida ou a LRF?

Toda vez que o governador Ricardo Coutinho é questionado sobre nomeações nas polícias ou até mesmo no sistema penitenciário responde que não é irresponsável de nomear e não ter dinheiro para pagar os salários. Fala também que a Lei de Responsabilidade Fiscal não permite, porque os gastos com o pessoal está acima do limite permitido. Essa ladainha eu venho escutando durante os 9 meses do governo socialista.

Por outro lado, os números de homicídios na Região Metropolitana, principalmente, nunca caíram. Como não conseguiram dar o tão sonhado 'choque' na Segurança Pública, mudaram o discurso em relação aos crimes letais e começaram a divulgar uma tal de 'curva ascendente' das mortes. Este termo nunca foi citado no momento eleitoral, não que eu me lembre (caso alguem tenha visto, por favor me corrija, o Blog estará totalmente aberto para isso).

O que seria esta 'curva ascendente'? Na verdade, o número de homicídios na Paraíba vem crescendo ano após ano. Seria um gráfico com uma curva subindo. E o que o governo conseguiu, até o momento, foi diminuir o crescimento da curva, mas não o número de homicídios. Aliás, este crescimento é 'juros sobre juros'.
Vou tentar exemplificar em números: Se em 2008, o número de homicídios foi 100, e a tal curva ascendente informa que o crescimento é de 10% ao ano, em 2009 teríamos 110; em 2010 morreriam 121 e em 2011 a lista de homicídios teriam 133 nomes. 

Pelo prometido, Ricardo teria que, baseado nestes números fictícios, chegar ao final de 2011 com até 132 homicídios. Mas, os números de homicídios de 2011 vai ser bem maior que os de 2010, apesar do governo dizer que a curva diminuiu.

Como o número de homicídios no estado não diminui, nada melhor que o Estado aumentar a voltagem do seu "choque". Uma das formas, ao meu ver, seria a contratação de mais policiais, já que o investimento nas outras áreas tem seus resultados em médio ou longo prazo. Mas o governador insiste em dizer que a LRF não permite e que não é irresponsável. Mas de quem é a responsabilidade pelas mortes ou pela Insegurança? Afinal, o que vale mais: a vida ou esta tal lei? Por enquanto, o governo nem cumpre a LRF, nem cumpre o choque, nem cumpre decisão judicial, mas os números da criminalidade sobem, seja por curva ou seja por reta.

Nenhum comentário: