Um currículo atualizado segue uma padronização na formatação do conteúdo, objetivando um texto conciso, constituído por blocos de informação separados por espaços. A padronização é boa para quem lê, tempo é valioso e recrutadores lerão primeiro os currículos que seguem esse padrão, porque facilitam a leitura. O incoveniente é que fica mais difícil diferenciar-se em meio a um monte de papéis quase iguais. Então como conseguir destaque sem violar os padrões? Sorte sua ter achado este artigo. Valorize os detalhes:
* Gramatura do papel. Quando muito fina amassa com facilidade e dificulta o manuseio. Isso não significa que você deve usar uma cartolina, não exagere. Use papel de 75 g/m2 a 90 g/m2 e só. Não use papel colorido. O melhor é comprar amostras de papel de várias gramaturas e acabamentos. Assim, você poderá ver por si mesmo o tipo de resultado que será obtido. Use o bom senso.
* Qualidade da impressão. A impressão deve ser feita em laser porque o resultado gráfico é bonito e limpo. Para a reprodução de quantidades maiores, sugiro o processo de offset em um papel de boa qualidade, branco ou em tom pastel claro. Garanto que fará diferença.
* Incluir uma fotografia. Alguns especialistas não gostam de usar fotografia no currículo, já que as empresas não podem por lei fazer nenhuma distinção física, nem de sexo. Porém se sua aparência pessoal é um diferencial positivo e pode causar um bom efeito, porque não usar? Prefira o tamanho 4,5 x 6 cm e capriche na fotografia, ela precisa ser nítida e sua imagem transmitir confiança, sorria! Aproveite que a maioria não usa fotografia no currículo e faça diferente.
* Valorize os pontos positivos. Um modelo de currículo segue uma montagem em blocos de informação, mas você pode mudar a ordem em que essas informações aparecem. Por exemplo, se sua formação acadêmia é de dar inveja, coloque ela antes da experiência profissional.
* Use espaços em branco. Deixe grandes margens e espaços em branco de um bloco de texto para outro. O segredo aqui é simetria, mantenha sempre os mesmos espaços entre parágrafos e margens.
* Se enviar o currículo por e-mail. Recrutadores têm medo de abrir arquivos anexados no e-mail e infectar o computador com vírus. Evite ser descartado logo de cara. Coloque o conteúdo do currículo no corpo da mensagem de e-mail.
Fonte: http://www.doceshop.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário